SOLUÇÃO - RESSENTIMENTO E MÁGOA


Aprenda a Superar Ressentimentos e Magoas

            Ressentimentos e mágoas destroem você de dentro para fora, causando danos muitas vezes irrecuperáveis.
            Manter a mente e o coração sobrecarregados,com ressentimento e mágoa equivale andar pela vida com uma bomba prestes a explodir.
            São sentimentos que corroem as nossas possibilidades de prosperidade e felicidade.
Dicas para neutralizar a raiva e a magoa:
            Felizmente existe um antídoto: Mudança de Consciência!
            Somente a mudança dos modelos mentais podem nos dar a condição de perdoar.
            Outra atitude: “Aprenda a dar preferência para viver em paz e harmonia com tudo e todos ao invés de querer provar que sempre tem razão.
            Perdoar não é uma coisa tão simples e por isso nem todo perdão é benéfico; afinal, nem todo perdão é sincero, enquanto não for verdadeiro. Mas ao menos não fique alimentando esse sentimento
            Algumas pessoas dizem que quando sofrem uma ofensa, perdoam. Estão na verdade fazendo sua autopromoção, querendo provar a si mesmo e aos outros como ele é especial por ter perdoado.

            Mas também é importante saber que carregar a magoa e não perdoar constitui energia reprimida que conduz a doenças psicossomáticas.
            Se nos magoamos ou nos sentimos ofendidos quando alguém diz que nós agimos mal, ou não somos amigos de verdade, provavelmente estas pessoas estejam certas!
            Esquecer a mágoa e ressentimento não significa esquecer o fato! Os fatos, muitas vezes, permanecem na memória e são motivo de aprendizado.
            Devemos esquecer (deixar de sentir) a emoção negativa que toma a forma de revolta, mágoa. Ou seja, se perdoamos verdadeiramente, conseguimos lidar com os fatos como algo distante, algo que não nos atinge mais, embora lembremos que eles aconteceram.
            Quando ouvimos:
- “Esqueça os males que te fizeram” - “Perdoai as nossas ofensas assim como devemos perdoar a quem nos tem ofendido”. Na verdade é para deixar de manter o sentimento de raiva e mágoa.

O Poder destrutivo do Ressentimento e da Magoa contidos:
            A raiva e a mágoa são sempre destrutivas, mesmo quando não se exteriorizam. Algumas pessoas pensam que, se não colocam para fora a revolta e a raiva não terão problemas. Engano, pois a pessoa acumula esta energia como um verdadeiro vulcão prestes a entrar em erupção. 
            Conseguir se libertar da magoa e da revolta é importante para o outro, mas é mais importante para você! Quando perdoa, você se liberta. Com o perdão, as algemas que te prendiam ao passado se rompem e você passa a respirar aliviado e a caminhar livremente.
            Não há relacionamento sincero sem aceitação. Aceitar não significa concordar passivamente, mas  sim, significa compreender!
            Para perdoar precisamos compreender a nós mesmos e aos outros.
E, mesmo que não cometêssemos o mesmo erro, isso se deveria apenas ao fato de já termos aprendido uma lição que ele ainda não aprendeu.
            Se aprendemos a lição é porque já passamos por ela, ou seja, já erramos muitas vezes. Se não sentimos pelo outro a mesma compreensão que sentimos em nossa própria defesa, então, nosso perdão não existe, ele é pura vaidade.
            Se alguém errou com você, ainda que gravemente, não perca tempo e muito menos a saúde do corpo e da alma alimentando o ressentimento e a mágoa. Elas te mantêm aprisionado ao passado. Perdoe e sinta seu caminho completamente livre.
            Perdoar é mais inteligente. No mínimo vai fazer bem para você mesmo. Perdoar é libertar primeiro a si mesmo, depois ao outro.

Mahatma Ghandi e o perdão:

            Certa vez perguntaram a Mahatma Ghandi se ele perdoava com muita frequência, ao que ele respondeu: “Não, ninguém nunca me ofendeu”.

            Você só precisa perdoar quando se magoa ou se sente ofendido. Quando vencer estas situações perceberá que não há mais necessidade perdoar.
           
            Aprendendo a não sentir magoa e a não se sentir ofendido com tanta frequência, você precisará perdoar menos, e isso equivale a ter aprendido a não acumular revolta e magoa.    
           
            Dizem que o amor é a porta da felicidade. Então o perdão é a única chave que pode abrir esta porta de dentro para fora!
            O sentimento da raiva contida, que é natural, tem por objetivo nos ajudar a resolver nossos problemas, incluindo as ofensas, traições ou quaisquer outros atos que as pessoas nos produzem. Quando somos inibidos na nossa raiva, quando temos medo de expressá-la, ela congela dentro de cada um de nós e se transforma em mágoa.

Mágoa é toda raiva que ficou para depois. É a raiva dentro do congelador.

            É o medo de resolver nossos conflitos com outras pessoas, no momento em que aparecem. Guimarães Rosa define, magistralmente, a mágoa no seu livro Grande Sertão: Veredas. "Mágoa é lamber frio o que o outro cozinhou quente demais para nós."
            A pessoa rancorosa apresenta as seguintes dificuldades:
1- Aceitar a imperfeição humana, idealizando uma realidade onde as pessoas nunca falhem com ela.
2- Deixar claro o seu desagrado para o outro.
3- Em viver o momento presente, sendo extremamente apegada ao passado.

            Por isso, a pessoa que guarda mágoa, em geral, vive muito do passado. Porém, depois de instalada a mágoa, só nos resta uma saída: 
- o perdão.
            Se a mágoa nos envenena e machuca, o perdão nos alivia e cura. Pode-se medir a sanidade psicológica de alguém pela sua capacidade de perdoar. O perdão é a ponte que nos faz sair da depressão para a alegria.

            Por que tanta dificuldade em perdoar? Porque há equívocos em torno do perdão que nos dificultam o exercício dele.
            Primeiramente, há uma crença falsa de que o beneficiário do perdão é a pessoa que nos ofendeu. O perdão é algo bom para quem perdoa. Perdoar é ficar livre da dor provocada pelo outro. É ficar livre daqueles que nos magoaram. É um presente dado a mim mesmo.

            Em segundo lugar, há uma ideia igualmente falsa de que, ao perdoarmos, devemos "esquecer" o mal que nos fizeram e voltar a ter com a pessoa o mesmo relacionamento de antes. Perdoar não é esquecer. È apenas parar de sofrer. Não nos incomodarmos mais com o que aconteceu no passado.             Devemos, porém, aprender com a experiência acontecida e podemos, a partir daí, escolher qual o novo relacionamento que teremos com o "ofensor".

            Perdoar não significa fazer de conta que nada aconteceu. Pelo contrário, temos de levar em conta a experiência, temos de tomar posição diante do que aconteceu, revendo a relação, e por isso mesmo, nos livrando do sofrimento.

            A mágoa deteriora os relacionamentos porque ao invés de resolvermos os problemas, ainda que com uma briga, guardamos a raiva no coração e ela se transforma em hostilidade, frieza e desprezo na relação, distanciamento sexual, traição e outras formas de vingança.
  
Doenças Psicossomáticas

AMIDALITE : Emoções reprimidas, criatividade sufocada.

ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.

APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.

ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.

ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.

ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.

BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.

CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.

COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.

DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.

DIABETES: Tristeza profunda.

DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.

DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de autovalorização.

DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente

ENXAQUECA: Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.

FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro (a).

FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.

GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.

HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.

HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.

INSÔNIA: Medo, culpa.

LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.

MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.

NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.

PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.

PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.

PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.

PRESSÃO BAIXA: Falta de amor quando criança. Derrotismo.

PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.

PULMÕES: Medo de absorver a vida.

QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.

RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.

REUMATISMO: Sentir-se vitima. Falta de amor. Amargura.

RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.

RINS : medo da crítica, do fracasso, desapontamento.

SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.

TIRÓIDE: Humilhação.

TUMORES: Alimentar mágoas. Acumular remorsos.

ÚLCERAS: Medo. Crença de não ser bom o bastante.

VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

25 comentários:

  1. Muito bom esse artigo!
    Passo por um momento de muita mágoa, onde acordo várias vezes a noite e me pego muitas vezes por dia pensando no que aconteceu. É exatamente como disse: Vivemos presos ao passado. Vou seguir suas orientações e me libertar de tudo que me aflige.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Muito bom fantástico, conheço pessoa que apresenta a maioria desses sintomas, porque tem ódio de mim. Posso ter também a minoria destes sintomas, uns dois por exemplo mais depois desta mensagem que li no computador creio em Deus que sairam de min. Um abraço Denival Jesus te ama

    ResponderExcluir
  3. Ótimo serve de exemplo para muita gente, que tem ódio do seu semelhante

    ResponderExcluir
  4. A vida para mim, é energia! Em todos os âmbitos de vida, tem energia: positiva e negativa, isso é...fato!! Portanto, sentimentos bons ou ruins, nada mais é do que...energias!!
    Pois bem..falando assim, posso querer dar a entender que..sou perfeita mas..óbvio que não, na verdade, o mérito de toda essa questão é: o quanto estamos nos esforçando para vencermos nossos defeitos morais??
    Se estamos nos esforçando para isso, então....continuemos a seguir esse caminho, sempre procurando...a melhora!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. A vida para mim, é energia! Em todos os âmbitos de vida, tem energia: positiva e negativa, isso é...fato!! Portanto, sentimentos bons ou ruins, nada mais é do que...energias!!
    Pois bem..falando assim, posso querer dar a entender que..sou perfeita mas..óbvio que não, na verdade, o mérito de toda essa questão é: o quanto estamos nos esforçando para vencermos nossos defeitos morais??
    Se estamos nos esforçando para isso, então....continuemos a seguir esse caminho, sempre procurando...a melhora!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tudo na vida é: esforço, boa vontade e...querer!!
    Não sei de muita coisa na vida que..não exigisse..esforço e determinaçao!!
    Continuo aqui com meu processo de...reforma íntima!!
    Denival, se me permite falar te digo: o ódio que vc falou que sentem de vc...é problema de quem sente!! O importante é..vc não sentir o mesmo!!
    Vc não sentindo, problema de quem sente!! O importante é..vc!!

    ResponderExcluir
  7. A vida para mim, é energia! Em todos os âmbitos de vida, tem energia: positiva e negativa, isso é...fato!! Portanto, sentimentos bons ou ruins, nada mais é do que...energias!!
    Pois bem..falando assim, posso querer dar a entender que..sou perfeita mas..óbvio que não, na verdade, o mérito de toda essa questão é: o quanto estamos nos esforçando para vencermos nossos defeitos morais??
    Se estamos nos esforçando para isso, então....continuemos a seguir esse caminho, sempre procurando...a melhora!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Guardo um ódio e desejo o mal de uma pessoa que tanto me magoou mas que amei muito, mas me decepcionou e continua fazendo isso.
    Me dá ânsia de vômito, minha cabeça dói, sinto dores no corpo, fico muito nervosa, com um sentimento ruim dentro de mim, sempre que converso com essa pessoa. Me dá revolta e tristeza por tudo o que ele me fez. Nunca fui assim com alguém, nunca desejei o mal de ninguém mas o dele eu desejo, chego a dizer que quero que um caminhão passe em cima dele, que ele morra, depois penso melhor e me arrependo mas no fundo, só queria que ele não tivesse existido na minha vida, só quero me libertar e esquecer tudo o que passei por causa dele. Mas como? Já tentei e tento a anos e não consigo! O pior é que ele é o pai da minha filha de 1 mês de vida, querendo ou não temos essa ligação pra sempre. Me sinto péssima por tudo isso.

    ResponderExcluir
  9. Guardo um ódio e desejo o mal de uma pessoa que tanto me magoou mas que amei muito, mas me decepcionou e continua fazendo isso.
    Me dá ânsia de vômito, minha cabeça dói, sinto dores no corpo, fico muito nervosa, com um sentimento ruim dentro de mim, sempre que converso com essa pessoa. Me dá revolta e tristeza por tudo o que ele me fez. Nunca fui assim com alguém, nunca desejei o mal de ninguém mas o dele eu desejo, chego a dizer que quero que um caminhão passe em cima dele, que ele morra, depois penso melhor e me arrependo mas no fundo, só queria que ele não tivesse existido na minha vida, só quero me libertar e esquecer tudo o que passei por causa dele. Mas como? Já tentei e tento a anos e não consigo! O pior é que ele é o pai da minha filha de 1 mês de vida, querendo ou não temos essa ligação pra sempre. Me sinto péssima por tudo isso.

    ResponderExcluir
  10. As vezes o ódio eh a falta de aceitação. O orgulho sempre fala por ele. E orgulho eh a fonte do vazio q existe na gente. Quanto menos orgulho mais humilde.. E quanto mais humilde mais completa ela se torna.
    Se deixarmos d lado oq queremos e aceitar q nem td eh do jeito q a gente qr o peso da magoa vai sumindo.
    Nao somos perfeitos e n devemos esperar o melhor d ngm.. Pq qd esperamos e vemos q n eh td akilo a raiva nos domina.. E td desaba. Dependendo da pessoa pode vir a tr sérios problemas.
    Enfim.... Gostei do artigo. Vale apena ler varias vezes.. Bem instrutivo. Pra enfatizar eh bom a pessoa buscar espiritualidade com Deus tbm.. Ajuda o dobro.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, quero saber oq posso fazer pra me livrar desse sentimento q tanto me incomoda é não me deixa seguir a vida ,nda acontece pq vivo travada.

    ResponderExcluir
  12. Na verdade, quero saber oq posso fazer pra me livrar desse sentimento q tanto me incomoda é não me deixa seguir a vida ,nda acontece pq vivo travada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança das crenças que causam a resistência. Buscar conhecimentos que liberte-se dos medos, culpas, enfim levem a uma sublimação de sentimentos inferiores, isso é um trabalho transformacional.

      Excluir
  13. Parabéns! Seu artigo me ajudou muito. Estou em tratamento de um câncer de mama e tenho trabalhado a questão da mágoa e do rancor em terapia. E seu texto veio complementar o que discutimos nas consultas.
    Muito grata,
    Zilda de Assis
    www.porquegenteeassim.com.br

    ResponderExcluir
  14. Realmente a mágoa e rancor faz muito mal tem uma mágoa muito grande a 4ti e uma decepção e desde então meu coração não aceita tal fato já pedi tanto a Deus pra tirar isso de mim me tornei alguém muito amarga desconfio de todas boas atitudes não acredito mas no amor verdadeiro e nem em em boas intenções sempre querem tira proveito de situações.

    ResponderExcluir
  15. Realmente a mágoa e rancor faz muito mal tem uma mágoa muito grande a 4ti e uma decepção e desde então meu coração não aceita tal fato já pedi tanto a Deus pra tirar isso de mim me tornei alguém muito amarga desconfio de todas boas atitudes não acredito mas no amor verdadeiro e nem em em boas intenções sempre querem tira proveito de situações.

    ResponderExcluir
  16. Realmente a mágoa e rancor faz muito mal tem uma mágoa muito grande a 4ti e uma decepção e desde então meu coração não aceita tal fato já pedi tanto a Deus pra tirar isso de mim me tornei alguém muito amarga desconfio de todas boas atitudes não acredito mas no amor verdadeiro e nem em em boas intenções sempre querem tira proveito de situações.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o artigo também. Mas vivo um momento de intenso conflito emocional e preciso muito de ajuda. É o seguinte, éramos seis amigas, nos conhecemos na faculdade e eu sempre fui muito sincera com as pessoas, sempre valorizei ao extremo os meus amigos. No entanto, tínhamos momentos de conflitos, o que pra mim é super natural. Mas,algumas delas faziam questão de me diminuir na frente dos outros e me menosprezar. Conclusão, um belo dia uma delas postou uma frustração no Whatsapp, eu não reparei e fiz uma brincadeira. Ela me deu um fora e eu respondi à altura. No entanto, as outras três tomaram as dores e ficaram contra mim, eu fiquei super chateada, porque a maioria parou mesmo de falar comigo. Fui procurar findamento, tentar entender o que aconteceu perguntando a que eu tinha mais consideração e a pedi perdão se houvesse feito algo que a magoasse. Ela não me perdoou, me humilhou,me espraguejou e me desferiu várias palavras de ofensa. Eu realmente estava de coração limpo e não esperava isso dela, pois gostava muito dela como amiga. Enfim, hoje me vejo aprisionada a essas palavras, não consigo esquecer uma só vírgula do que ela me falou. Quero muito me libertar disso, mas não consigo. Não sei nem se isso configura mágoa, só sei que já se pasou mais de um ano e todos os dias da minha vida vem um flash na cabeça sobre as palavras de maldição que ela me lançou.

    ResponderExcluir
  18. Artigo maravilhoso.
    Realmente me ajudou muito, me fez refletir sobre questões que a um certo tempo vinham me consumindo.
    Me fez enchergar o perdão de uma outra maneira, suas palavras me iluminaram.
    Agradeço muito por isso.

    ResponderExcluir
  19. Belíssimo artigo.
    Estou tentando me libertar de uma magoa muito profunda. Durante quase 4 anos fiquei sob o julgo de um chefe impiedoso, cruel, desumano, acho que ele tem resquicios de tirania, de déspota, de escravocrata, ele me humilhou, manipulou, explorou, usou. Foi terrível. Sem me valorizar monetariamente, apesar dos mais brilhantes elogios ao meu trabalho (eu tentava cobrar). Ele me fez sentir como se eu fosse uma maquina/robô, propriedade dele. Não o odeio, conduto não consigo esquecer as humilhações e indiferença a minha pessoa, hoje, como ele não é mais o meu chefe, toda vez que ele ainda tenta me ofender eu respondo e não aceito a ofensa dele. Algumas pessoas percebem que ele tem me tratado com deboche, sinto muito por ele, não me ofendo com isso, ele é digno de pena. Aprendi recentimente que toda vez que me sentir ferida por alguém devo resolver imediatamente o assunto. Estou com medo de ficar doente devido a esses sentimentos ruins, essa é a ferida que esta aberta e sangrando dentro de mim. Tudo foi tão terrível e cruel que se por acaso ele tivesse um surto de consciência eu não conseguiria acreditar em arrependimento por parte dele. Por isso sei que tenho de resolver sozinha, dentro de mim. Mudei meu posicionamento com ele, tentei ser amiga, tentei admira-lo, colaborei e suportei tudo que pude, sei que fiz tudo o que podia, ele não é um problema meu e cada um respondera pelos seus atos frente ao criador. Quero apenas distancia e esquecer tudo o que aconteceu, desejo apagar da minha mente cada ofensa dele, mas sei que jamais conseguirei ser amável ou cordial novamente com ele.
    Agradeço por este espaço.

    ResponderExcluir
  20. Não adianta, eu não consigo, eu não sei perdoar. Já desisti, prefiro ser infeliz mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Sofro labirintite a muitos anos sou surda lado direito e gosto de ficar sempre controle tudo fiquei pasma resultado da pesquisaaa!!!

    ResponderExcluir
  22. Demora um tempo, mas consigo perdoar o outro. Não consigo perdoar a mim mesma, por ter enxergado claramente que séria muito ofendida e sofrimento fatal para mim e negligenciei. E aconteceu,perdoo os ofensores , por compreender , mas não a mim que vi claramente o que iria ocorrer e não fiz nada neglenciei a mim mesma. Fruto disso uma mágoa e ressentimento por mim mesma. Não consigo me perdoar !

    ResponderExcluir