SOLUÇÃO - SENTIMENTO DE CULPA


Como resolver o problema da culpa
Quando praticamos alguma coisa errada que ofende o nosso semelhante e o atinge no mais íntimo de seu ser, fazendo-o sofrer, podemos ser vítimas de algum sentimento de culpa, que até nos faz sentir raiva de nós mesmos por termos errado. Existem ainda erros inconsequentes, ou seja, que não causam mal a outras pessoas, a não ser a nós mesmos. Estas atitudes praticadas provocam a culpa e o remorso.

A experiência ética nos diz que o que é errado hoje pode não o ser amanhã; ou ainda, o que é certo para um país é considerado errado em outro. Mais importante que a ética é a moral, porque ela está inserida em nossa consciência, que por sua vez é função do grau de espiritualidade de cada um. Portanto, devemos lembrar que não há definição absoluta para o sentimento de culpa, devendo esta ser avaliada conforme a consciência de cada um e as suas circunstâncias.

Então podemos concluir que a culpa vem do que sentimos como sendo errado ou vergonhoso e não do próprio erro, o qual devemos sempre tentar consertar. Então de nada adianta nos punir  (autoculpa com autopunição) ou mediante revide (raiva, revolta, ressentimento, etc.) da pessoa ofendida. Um pedido sincero de desculpa e mútua compreensão das partes envolvidas, pode bastar para transformar o erro.

E como afastar o sentimento de culpa? Só há um caminho:
 - Afastar o erro, assumindo-o e tomando-o como lição, não repetindo o mesmo erro. Aceitar que quando erramos devemos ser mais cuidadosos e responsáveis pelos nossos atos, num processo de conscientização que nos leva a mudar a nossa conduta, para não fazermos errado o que antes fazíamos. Precisamos deixar de causar problemas aos outros . No momento em que deixarmos de projetar ao outro a responsabilidade por nossos erros, nós estaremos aceitando-os.
Um grande passo na eliminação do erro-culpa é aprendermos a romper com o passado e sabermos viver o presente com os olhos voltados para o futuro, já que não podemos mudar o passado. Se não podemos mudar, devemos, portanto, tirar as lições preciosas e aplicá-las no presente para construirmos um futuro de paz e tranquilidade em que os sentimentos de culpa não nos venham atrapalhar nossa evolução.

 Fontes de remorso
• Falta de tempo para dedicar-se à família: o homem se culpa por se dedicar pouco à esposa e aos filhos; a mulher que trabalha se ressente por trocar sua presença junto aos filhos pelo trabalho. Atitude de correção: Coloque a ambição em segundo plano e replaneje a sua vida.

• Não impor limites aos filhos: muitos pais se culpam por não saberem dizer não e por não estabelecerem regras rígidas para os filhos, não lhes impondo disciplina. Atitude de correção: Imponha disciplina com amor e compreensão e ações firmes.

• Infidelidade: homens e mulheres se condenam por infringir as regras morais do casamento e pela traição ao parceiro. Essa é a mais séria causa de culpa. Atitude de correção: Seja forte e digno(a), busque se autoconhecer para entender suas emoções.

• Condições financeiras: muitos se sentem atormentados por não poderem dar à família os bens materiais que gostariam de dar; mas também, o oposto. Para alguns, ter mais que os outros também gera remorso. Atitude de correção: A solução para esse problema é procurar ter uma vida mais amena e mais simples sem achar-se menos capaz só por não poder dar mais no momento. Cada coisa tem o seu motivo, seu propósito e o seu tempo certo. Se o problema for o oposto, não seja tão ganancioso e possessivo(a) pelos bens materiais, perdendo a verdadeira essência do significado das relações humanas.

• Sexo: preocupar-se em demasia com a sexualidade ou não satisfazer o seu (sua) parceiro(a). Atitude de correção: Resolve-se isso adotando uma postura natural, moderada e sem exageros. O diálogo e a busca de orientação contribui muito para os conflitos.

• Competição no trabalho: muitos se preocupam com as promoções disputadas com seus companheiros de trabalho. Atitude de correção: Para resolver isso, procure ser um profissional à altura de seu cargo, que deve ser obtido por mérito próprio e não por favoritismo. Busque a melhora pessoal sem competir com os outros e apenas consigo mesmo.

• Culpa por ser mais bem sucedido que outros: São aqueles que sentem-se culpados por estarem vivendo uma condição melhor do que outras pessoas. Atitude de correção: Entenda que cada um está vivendo o seu aprendizado. Tenha consciência e seja generoso (a) com aqueles que estejam menos agraciados, mas não se responsabilizando por isso .

• Princípios religiosos: infringir as regras recomendadas pela sua religião ou doutrina. Atitude de correção: Busque conhecimentos sábios que tirem a idéia de pecado e lembre-se de que está aqui para aprender através de tentativas e erros. Tenha uma consciência e uma vida pautada de bons princípios, sem lesar o próximo.

• Culpa pelo que não fez: muitos filhos sentem remorsos por não cuidar dos pais, quando um ou ambos estão gravemente doentes ou mesmo idosos e venham falecer. Atitude de correção: Faça o que puder, aproveitando o momento com eles passando o seu melhor. Lembre-se que tudo passa na vida e há que encarar a morte como algo natural. Se não conseguiu passar o que achava que deveria, saiba que pode ser feito agora através de sua sintonia mental/emocional com aquele ente querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário