SOLUÇÃO - SENTIMENTO DE REJEIÇÃO


A rejeição é bastante poderosa. Deixamos de fazer muitas coisas pelo medo de sermos rejeitados até por pessoas que não têm nenhuma ligação emocional conosco.
Isso  podemos ver no dia-a-dia. Pessoas que têm dificuldades de pedir informação, de chamar alguém pra dançar, de vender algo... Vendedores que buscam clientes fora do seu ambiente de trabalho, que visitam empresas e abordam pessoas para expor seus produtos e serviços, tem que  se superar no sentimento de rejeição. A grande maioria vai dizer não ao vendedor, outros vão tratar com indiferença, uns vão até ser grosseiros. E o vendedor tem que continuar sem desanimar e ouvindo ainda muitos “nãos”. 
Racionalmente, não seria nada de mais oferecer um serviço ou produto a alguém. O pior que pode ocorrer é se ouvir um não. Mas... emocionalmente não é tão simples. 

A rejeição costuma deixar marcas na autoestima. E muitas destas marcas vêm desde a infância pelos pais. Nesse caso, as marcas podem ser bastante profundas e influenciar o comportamento pelo resto da vida, caso a pessoa não perceba e nem trate o sentimento. 

A rejeição pode ocorrer de várias formas: Filhos que são abandonados pelos pais, levados para adoção, filhos que se sentem preteridos e percebem outro irmão como sendo mais querido, filhos que são criticados demais, não elogiados e comparados negativamente com outras crianças. 

Na vida adulta, a rejeição ocorre também de outras maneiras: casamentos desfeitos, namoros rompidos unilateralmente, perda de emprego ou cargo, humilhações e tratamentos diferenciados no trabalho, amizades desfeitas... 

Mas porque é que dói tanto ser rejeitado? O que acontece quando alguém é rejeitado, ou se sente rejeitado por alguma atitude de uma terceira pessoa, é o surgimento de um sentimento de menos valia. "Por que minha mãe me abandonou e não me criou? Por que fulano era preferido?  Por que fulano me deixou? Por que ele era tão meu amigo agora age de tal forma?" A pessoa rejeitada, no fundo, acaba sentindo que tem algo de errado em si mesma. 

Esse sentimento da pessoa rejeitada de que parece que tem algo de errado com ela, na maioria das vezes não é bem percebido. Essa é a causa maior da dor: achar que se a rejeição ocorreu é por que há um "defeito" na pessoa e isso que a levou a ser descartada, desprezada, abandonada, rejeitada. A pessoa busca a explicação, não encontra e, inconscientemente, é levada a sentir que tem algo de errado nela - por isso levou a outra pessoa a rejeitá-la. 

E quando alguém é a parte que foi deixada no relacionamento amoroso?  Sempre fica a sensação de que ela não é atraente, interessante...
Imagine carregar esse sentimento desde a infância pela rejeição dos pais: "eu não tenho valor, tem algo de errado comigo, eu devo merecer isso mesmo..." Isso vai gerar outros sentimentos como a culpa por exemplo. Sentir-se culpado por não ser uma pessoa boa o suficiente, por não corresponder as expectativas dos pais..

Por que o ser humano se rejeita? 

Devido à nossa infância, nenhuma criança é aceita como ela é. Todos nós humanos temos um certo grau de rejeição, porém em algumas pessoas isso se torna um complexo.
Desde nossos pais, avós, até a própria sociedade, na escola, todo o sistema quer mudar a criança, que é tolhida em sua espontaneidade e liberdade.

Isto vai gerando nesta criança pequena, o sentimento de rejeição, de incompetência. Ela se sente culpada por ser imperfeita e não conseguir agradar a todos. Ela pensa: “Eu não sou capaz, eu sou culpada,... Tudo que faço está errado”.
As próprias religiões pregam que já nascemos como pecadores originais. Isto gera um forte sentimento de baixa autoestima, de sentir-se indigno de Deus.
Pensando assim a pessoa se sente longe de sua essência criadora e que também não será aceita pelo seu criador

A sabedoria vedanta diz que não somos pecadores, mas sim ignorantes. Essa é uma consciência totalmente diferente. Deus não está contra nós. Estamos sendo punidos por nossos próprios erros devido a ignorância das coisas e não por castigo do criador.

Dicas para a Mudança


Não leve tudo para o lado pessoal



Mesmo que às vezes a resposta negativa seja para nós, na maioria das vezes não é assim. Muitas das vezes a rejeição é para uma situação que você representa.
Aprenda a identificar o que realmente a outra pessoa está rejeitando. Se for um vendedor, vai economizar muito sofrimento inútil. Se for uma questão afetiva, pense que esta pessoa diz não para você - porque no momento ela busca outra coisa. Você continua possuindo suas capacidades e valores, mas no momento estes não são para esta pessoa.
 Mantenha-se positivo
É duro ser (pessoalmente) rejeitado, mas isso nem sempre é negativo. Muitas vezes uma recusa de um convite para sair pode resultar em uma noite divertidíssima, saindo sozinho ou com outra pessoa. Às vezes recebemos a recusa de uma pessoa, para que o nosso campo esteja aberto para conhecermos alguém que nos será muito importante.
 Escute e entenda a rejeição
Quase toda rejeição pode ter alguma informação útil. Assim, se depois de ouvir o NÃO você for capaz de perguntar o porquê da rejeição, o outro ficará bastante aliviado por poder se explicar melhor. Ao invés de contra-argumentar, pense em como pode usar essa informação para melhorar sua conduta ou reduzir as chances de uma nova rejeição em outra oportunidade.
 Seja generoso consigo
Ser rejeitado já é frustrante o suficiente, especialmente quando se  perde uma oportunidade de trabalho, um negócio ou o amor de alguém. Não fique se taxando de burro ou incompetente nesse momento delicado. Muitos vícios e longos períodos de depressão começam com uma rejeição no meio de uma crise de autoestima. Saia disso, busque ajuda, mas não se entregue à melancolia.
 Mantenha sua autoconfiança
Manter sua autoconfiança é a melhor maneira de enfrentar a rejeição. A autoimagem é projetada e sendo positiva ajudará a oferecer às outras pessoas um astral interessante. Os relacionamentos tendem a melhorar muito quando se enfrenta a rejeição com maturidade, sem abalar seus alicerces mais profundos.

Nunca desista

Às vezes um não é definitivo, mas outras vezes não é. Em certas vezes as portas continuarão abertas para um novo ciclo. A história nos mostra grandes escritores, empresários e executivos, e pessoas comuns cheias de respostas negativas e rejeições, mas também marcada por uma grande dose de perseverança e sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário