SOLUÇÃO - RELACIONAMENTO AFETIVO


Relacionamentos Afetivos

A maioria das pessoas busca uma relação amorosa bem sucedida. Porém cada vez mais conhecemos pessoas com dificuldades nos relacionamentos. Esta é uma realidade que parece afetar mais frequentemente as mulheres do que os homens, provavelmente porque as mulheres são mais sensíveis e menos capazes de se adaptarem à falta de amor e afeto. 


Sentimentos de não ser amado e talvez nunca poder vir a ser perturbam muito algumas pessoas. E com isso, se torna muito comum na vida diária a pessoa ficar saltando de um relacionamento afetivo mal sucedido para outro, porém acabando sempre só e constantemente à beira de crises emocionais por não conseguir resolver esses problemas amorosos.


As pessoas estão mais carentes. Estão buscando soluções externas, fora de si mesmas, para resolver seus problemas internos. As pessoas estão sempre atrás de suas almas gêmeas, não entendendo que cada uma é diferente da outra. Dessa forma, estão ficando cada vez mais solitárias.

Buscando, angustiada e desesperadamente ser amadas, estão, no entanto, cada vez mais mal amadas. Quanto mais buscam fora de si mesmas as soluções para resolver seus problemas internos, mais ficam distantes de si mesmas.Nunca um ser humano esteve tão carente, angustiado, ansioso, mal compreendido, depressivo, nervoso, agressivo, cheio de ressentimento... 

É muito comum casais passarem por fases de crises amorosas, independente de ser um relacionamento sério ou não seja namoro casamento e até mesmo a amizade pode passar por uma crise. Toda relação que une duas pessoas e envolve convívio passa por momentos instáveis e os especialistas já estudaram o porquê as pessoas se desentendem umas com as outras e uma das conclusões mais solidas é a falta e a falha na comunicação do relacionamento afetivo. 


Se desentender com quem ama não quer dizer que o amor está próximo ou chegou ao fim. É preciso paciência e investimento, mas até certo ponto.Independente do tempo de duração de um relacionamento as crises podem surgir  de forma mais intensa ou não e estas crises podem surgir no financeiro, familiar ou sexual. Para isto o casal necessita administrar sua relação de forma harmoniosa e quando surgir alguma falha por ambas as partes, a comunicação deve ser focalizada, sempre de forma clara, afetiva e sincera.


Muitos relacionamentos entram em crise porque os envolvidos querem que o outro adivinhe o que o outro deseja. Aquela competição de esperar que o outro tenha a iniciativa, porque pode demonstrar fraqueza. Por isso a comunicação é a chave para saber o que o outro gosta e não gosta, o que o incomoda, o deixa chateado e o respeito deve estar acima de tudo. O relacionamento a dois é um exercício para ser praticado durante toda a vida porque ninguém vive só. 

Somos seres de relações e vivemos através das relações.  

Dicas básicas para um relacionamento saudável


Comunicação : É a base de qualquer relacionamento (afetivo, profissional,...)


Escutar e saber ouvir :  Tem aqueles que não gostam de ouvir para não dar chance para o outro falar de suas falhas.


Compreensão: - Também conhecida como a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa.


Tolerância: Sem tolerância não existe harmonia com o outro, muito menos no relacionamento afetivo.


Autoconhecimento: Sem conhecer razoavelmente a sí mesmo,  poderá haver maiores dificuldades na relação.


Ter uma vida social: O contato com outras pessoas aumenta as referências e ajuda a incrementar mais conteudo.


Confiança: A confiança é imprescindível, pois deixa as pessoas envolvidas sem os fantasmas do medo da traição e evitando  a não entrega dos parceiros.


Afeto:  É através dele e de atitudes afetuosas que se demonstra o amor que se tem por alguém.


Amizade: Antes de qualquer envolvimento a amizade precisa existir sempre.


Sexo :  O tempero da relação.


Amor : Saiba dar e receber, pois ele é ingrediente fundamental num relacionamento.

3 comentários:

  1. Edson,adorei este artigo, é muito prático e atual. Um abraço : Andréa

    ResponderExcluir
  2. Adorei este artigo, é uma pena que não chegue a mais pessoas.
    Bem haja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filomena, obrigado pelo feedback. Que você possa aproveitar estes ensinamentos e compartilhar com seus amigos, abç

      Excluir