SOLUÇÃO - VENCER OS MEDOS


MEDO

O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

O medo provoca reações físicas com a descarga de adrenalina no nosso corpo causando aceleração cardíaca e tremores. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.

Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença), que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol), preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.

O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. 
A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama "dessensibilização sistemática". Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor e progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa gradativamente, por um processo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.
                                                                                             Wikipedia

Dicas para eliminar os medos:


1- Pare para refletir:

Com medo e ansiedade não conseguimos parar a mente. As palpitações aumentam e o sentimento de perturbação tomam conta.
Então saia daquele estado fazendo alguma coisa que o tire um pouco daquela nuvem. vá caminhar, tome um banho, chore, enfim procure se acalmar para só depois decidir sobre a situação.

2- Qual o pior que poderá acontecer nessa situação?:

Em qualquer área de nossa vida, imagine que mesmo que o pior aconteça, ainda assim nós e o mundo sobreviveremos àquela situação. Normalmente nós distorcemos as situações mais do que elas são.
Respire profunda e calmamente durante 3 minutos e ao mesmo tempo percebendo que o monstro é menor do que aquele que enxergamos.

3- Enfrente o medo:
Seja qual for, primeiro analise o objeto ou a situação que lhe causam medo. Perceba que aos poucos pode enfrentar e perceber que na sua imaginação ele é maior, mas na realidade não é nada disso.
Se for medo de ouvir um não para não se sentir rejeitado, pense que isso não acabará com você, mas apenas não foi possível agora. Se for medo de entrar em um elevador, enfrente esse desafio sabendo que não morrerá por falta de ar dentro dele e por isso encare isso aos poucos até vencer.

4- Viva a realidade:
Os desafios sempre causam desde um certo medo, até o pânico. Mas acostume-se a ver as coisas como normais. Se um dia fracassou em certa coisa, isso não te tirou da estrada. Ainda continua seguindo seu destino e conseguiu outras coisas. Aquela derrota foi apenas uma pedra colocada no caminho para aprender a ver os obstáculos como instrumentos para sua evolução. Não fuja dos desafios. Se achar alguma prova difícil, se prepare e encare os mais fáceis e vá aumentando os graus de dificuldades.

5-Não cobre de si mesmo perfeição:

Erros, acertos, altos e baixos, enfim essas oscilações fazem parte dos ciclos da vida. Você não pode exigir perfeição, mas sim procurar melhorar a cada dia sem se punir quando não deu certo.
A vida e seus altos e baixos está sempre nos dando aprendizado e portanto tudo isso faz parte. Pare de achar que tem uma força nociva tentando te pegar. Essa crença negativa é muito usada por algumas religiões que ao invés de passar mais autoconfiança e fé, pregam mais os medos das forças negativas.

6- Compartilhe seus medos:

Sempre podemos encontrar pessoas semelhantes a nós e conversarmos sobre nossos medos. Isso ajuda bastante a não nos sentirmos sozinhos e nos ajudarmos a vencer aqueles medos. Faça análise com um profissional, leia bons livros sobre autoconhecimento, enriquecendo-se de ferramentas que lhe trarão a coragem para encarar sempre novos desafios.

7- Cuide do essencial:

A primeira coisa mais importante que devemos cuidar é da nossa saúde física e psíquica. Então, um bom sono, alimentação saudável, exercícios físicos, atividades que lhe tragam prazer e inspiração, fortalecer a parte espiritual - tudo isso é básico para as coisa sempre estarem no eixo.

8- Comemore:

A cada desafio vencido, crie o hábito de celebrar a vitória de mais uma etapa. Marque aquela conquista para que seu subconsciente se fortaleça ainda mais. Compartilhe este sucessocom aquelas pessoas especiais para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário